sábado, 2 de agosto de 2014

Mónica Kabregu | Breve Currículo

Artista uruguaia radicada no Brasil desde 1974. Filha do pintor italiano E.D.Kabregu e da ceramista uruguaia Nerina Bernasconi. Formada em Belas Artes no Instituto San Francisco De Assis (Uruguai). Desde 1970 expõe ininterruptamente, obtendo prêmios no Uruguai, Brasil, Equador. Em 1987 cria sua teoria de arte “DIBULTURA” e apresenta seu 1º MANIFESTO “DIBULTURA” que consta, nos Registros de Artes Latino-americanos, sendo apresentada no Children´s Museum of Indianápolis (EE. UU), no Museo D.Gomide na Galícia (Espanha), na Intendência Municipal de Paysandu , Uruguai, – no Instituto Italiano de Cultura , Uruguai, – no Museu  San Fernando de Maldonado , Uruguai, - na Sala Pedro Figari do Ministério de Relaciones Exteriores do Uruguai, no MARGS em Porto Alegre, Brasil, – no 1°Encontro Latino americano de Artes Plásticas, RS – no MASC em Florianópolis SC, Brasil, – no Instituto de Cooperación Ibero Americano em Brasília, Brasil. - Foi diretora do Centro plástico Athenea de Montevidéu – Uruguai. Foi Membro fundador da Associação de Escultores do Rio Grande do Sul - ERGS, e da Associação IR-MANO ARTISTAS LATINOAMERICANOS, - Assessora de artes plásticas da Associação Chico Lisboa.- Criadora do projeto 1°Semana de Integração Cultural Uruguai - Brasil, em Punta del Este e -2°Semana de Integração Cultural Brasil Uruguai em Gramado. Mentora da Irmandade Gramado Maldonado.Em 1997, apresenta o 2°MANIFESTO - “ARTE DA NOVA ERA” na 1°Bienal do MERCOSUL. Em 1998 apresenta o 3°MANIFESTO - “ARTE PARA A CURA”, no 3° Congresso Nacional de Arte Terapias, na Sede Sapientiae,  São Paulo- Brasil.Em 2000 cria o Atelier Templo das Artes das Américas, espaço laboratório onde experimenta as potencialidades que as artes oferecem em Porto Alegre - Brasil.Em 2001 cria o “Monumento Gerador de Harmonia Universal” (calculado com a geometria Sagrada), na Praça 29 de Setembro, no Morro São Caetano em POA- Brasil.
Em 2006 retorna a trabalhar em cerâmica, pesquisando o poder dos ícones ancestrais indígenas, e o que eles representam energeticamente, para com os seres e as coisas. Em 2007 convoca artistas para o projeto itinerante de pintura RECRIANDO O PLANETA (arte para cura do Planeta).
Em 2010 apresenta o 4º MANIFESTO - “CURARTE”, na Exposição Transcender ao Encantamento na “Liga de Fomento de Punta del Este no Uruguai (Fevereiro) e na III BIENAL INTERCONTINENTAL DE ARTE INDIGENA E MILENAR em Quito, Equador em Novembro, expondo a obra “Circulo de Sanación”
Em 2011 Exposição na Asambleia Legislativa do RGS Brasil, no 6º Encontro Estadual e 1º Nacional de Terapeutas e Professionais Holísticos – Prêmio Kokmahá.
Exposição  “Curarte”, Salão de Exposiçôes da Casa de Cultura de Paysandú -Uruguai.
Em 2012 Convidada a participar na 1° Bienal de Arte Educação de Maldonado - Uruguay, para expor “Curarte”, realizando uma palestra sobre este tema e ”Recriando o Planeta”. Punta del Este - Uruguai.
Em 2013 Expôe “Curarte e Recriando o Planeta” no Salão Nobrle de Exposições em Caxias do Sul - Brasil.

“Nos últimos anos, minha maior preocupação e pesquisar e me aprofundar para entender e encontrar a verdadeira função das artes. Ela está na sua essência, de isso, não tenho duvidas”.

Mónica Kabregu